Como tudo começou
A Pop-Gare teve o seu início no ano de 1971, na altura eu, Lourenço, como sou conhecido no meio, tinha 18 anos, despedi-me da Empresa onde trabalhava há 8 anos. Já na altura, fazia uns trabalhos (biscates) na garagem da casa de um grande amigo, Nuno Pimenta, no seu Spitfire. O Nuno (professor de Ralis) foi o meu grande impulsionador no campo da competição, ao qual deixo aqui a minha honrosa homenagem.
Foi aí que começou a Pop-Gare, garagem, como estão a imaginar, cabia um só carro, aí se preparavam carros de competição, saliento alguns, dos carros; Renault Alpine A110, Lancia Fulvia HF 1.6, VW 1.5, Austin 1300 GT, Datsun 240Z, estes destinados a competição vertente de ralis; fazendo-se também brincadeiras giras para carros do dia a dia.Cabe aqui também recordar, que já antes do inicio da Pop-Gare eu fazia assistências ao Afonso Fonseca, (acho que foi o primeiro piloto de ralis em Braga) no seu Datsun 1600 SSS a convite do Nuno Pimenta.
Entretanto no ano de 1975, a Pop-Gare muda-se para Ferreiros, já com espaço para 4 carros e na companhia de dois grandes amigos, estes tencionavam aprender mecânica por gosto à competição, são eles, José Estelita, Jorge Gonçalves e a nossa mascote o famoso Tafú com apenas 4 anos.
Aparece entretanto o famoso Charia e depois o Manuel Ferreira, nomes que ainda hoje andam no meio automobilístico, aí se fizeram automóveis de competição como; Vauxhall Chevette 2.3 a partir de um normal 1300 para o meu amigo Carlos Teixeira, fez-se também um Ford Escort RS 2000 a partir de um 1300 para o Fernando Simões, também se prepararam carros como Toyota 1200, Datsun 1200, Ford Capri 2600 Rs e 3000, Escort Rs 2000, Mazda 818, Nsu TT, Datsun 1600 SSS, Opel Kadett GTE, Datsun 120Y, perdoem os meus amigos se me esqueci de algum.
Vinte anos depois, a Pop-Gare, volta as competições com o Datsun 1200 de Marcos Teixeira e aqui aparece de novo o Tafú como responsável da logística e ajudante de mecânico nas horas boas e difíceis.
Falemos agora da 3ª geração da Pop-Gare, que teve de se mudar para novas e maiores instalações devido a sua grande carteira de clientes, também porque, resolveu preparar 7 Datsun´s para o Troféu
Aproveito também para falar do meu curriculum desportivo como piloto e pendura de ralis, comecei como pendura de ralis nos princípios dos anos 70 com Jorge Franqueira, David Rodrigues, e Fernando Simões, mais tarde José Tavares e Arlindo Rocha, ainda hoje faço umas brincadeiras ao lado do Marcos Teixeira.
Como Piloto fiz Vila do Conde, num Ford Escort Rs 1600 (motor Lótus), três provas de Autocross numa VW 411, 1.8. A partir de 1990 fiz Karting, Campeonato de Empresas, fiz também 3 provas na pista de Automóveis de Braga. Fiz algumas provas de resistência, em Datsun, actualmente disputo o Troféu Monomarca Challenge Desafio Único ao volante de um Fiat Uno 45S. Assim me despeço, enviando um grande abraço a todos os meus amigos que me acompanharam em toda esta história da minha vida.
José Gomes, “Lourenço”, e Pop Gare fundem-se numa só pessoa, numa só equipa, numa só organização.
A competição está intrínseca na oficina que prepara muitos carros que disputam a velocidade nacional e onde o seu proprietário, para além de preparador, também disputa provas.
José Gomes, “Lourenço”, e Pop Gare fundem-se numa só pessoa, numa só equipa, numa só organização.
A competição está intrínseca na oficina que prepara muitos carros que disputam a velocidade nacional e onde o seu proprietário, para além de preparador, também disputa provas.
Lourenço corta, estica e lima as linhas do motor
Mecânica de competição com pormenores e subtileza
Da assistência em ralis à especialização dos Datsun faz-se a carreira de mais de 30 anos de Lourenço, mecânico de competição. Uma vida dedicada ao pormenor, a combinar peças de motor com paciência e exactidão que escapa aos mecânicos de produção em série; com a paciência que já lhe permitiu construir dois carros de raiz, só com peças de sucata.